Centro Multiusuário Darcy Fontoura de Almeida

IBCCF | UFRJ

Centro Multiusuário
Darcy Fontoura de Almeida

IBCCF | UFRJ

O Centro Multiusuário

O Centro Multiusuário Darcy Fontoura de Almeida (CMDFA) foi criado com o intuito de reunir e atender as demandas internas e/ou externas ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) através de serviços de análises prestados por nossas unidades multiusuárias, abrangendo uma variedade de áreas de estudo, contando com uma diversidade de equipamentos e profissionais altamente qualificados, possibilitando o encontro entre demanda e solução, contribuindo para o fortalecimento da C&T.
Confira nossas unidades multiusuárias, suas normas de utilização e muito mais!

Darcy Fontoura de Almeida

Darcy Fontoura de Almeida foi filho de imigrantes portugueses, mas nasceu no Rio de Janeiro, em 1930. Graduou-se pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (1954), atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua carreira no IBCCF, alcançou os títulos de Pesquisador Associado do CNPq, Livre Docente, Professor Adjunto, Professor Titular e Professor Emérito. Darcy aposentou-se em 1998 e desde então dedicou-se a pesquisas históricas sobre a criação do IBCCF e sobre a biografia de Carlos Chagas Filho, seu mentor e amigo na instituição. O geneticista foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde os seus 30 anos, presidente de honra da SBPC e foi agraciado com o grau de comendador pela Ordem Nacional do Mérito Científico.
Em 2014, o geneticista veio a falecer, mas sem dúvidas contribuiu imensamente para o avanço da ciência, tecnologia e inovação até seus últimos momentos, deixando como legado para a sociedade seu bem mais precioso: o conhecimento.

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho 

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) é um órgão suplementar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criado em 1945 pelo notável cientista Carlos Chagas Filho. Localiza-se no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Lá nasceu, pelo esforço de Carlos Chagas Filho, a institucionalização da pesquisa acadêmica na universidade. Este Instituto assumiu a missão de abrigar pesquisa motivada por curiosidade intelectual, dirigida aos fundamentos das ciências biomédicas.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 104 alunos de mestrado e 213 de doutorado. Até dezembro de 2019, mais de 2400 teses de mestrado e doutorado foram defendidas por alunos de pós-graduação no IBCCF. Muitos destes ex-alunos estão hoje entre as principais lideranças das ciências biomédicas no país e no exterior, ocupando elevados cargos em universidades e instituições de pesquisa no país e no exterior.